Publicado por: Andre Ferraz | 9 de junho de 2011

INSTITUTO NISE DA SILVEIRA COMEMORA SEU CENTENÁRIO

O Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS), no Engenho de Dentro, completa 100 anos neste sábado, dia 11, e convida a comunidade carioca para conhecer a unidade, referência nacional em tratamento psiquiátrico. O evento Loucura de Portas Abertas, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, marca o início da festa. A programação inclui show do cantor Ney Matogrosso, exibição de filmes e documentários, oficinas e exposições, entre outras programações.

A produção artística dos usuários da instituição será exibida durante a atividade, que contará com a mostra ‘Memória da Loucura’ e com a exposição ‘A História do Museu de Imagens do Inconsciente’. Haverá, ainda, feira de alimentação e artesanato, promovida pelo programa Mãos que Tecem a Rede.

A abertura oficial do evento será realizada nesta sexta, dia 10, às 10h. Na parte da tarde haverá Café Amigo, projeção do filme ‘Aqui, doido varrido não vai para debaixo do tapete’ e de vídeos relacionados ao tema. A agenda também conta com vivência teatral, oficina barro-gravura, leitura dramatizada e shows dos grupos Harmonia Enlouquece e Sistema Nervoso. A apresentação do cantor Ney Matogrosso, a partir das 18h, fecha o primeiro dia de comemorações.

Na sexta-feira, dia 11, a partir das 9h, haverá Celebração da Saúde e da Cidadania, com a Feira de Arte e Ciência, e a aula ‘Conscientização do movimento’. Um trecho da peça ‘Nise da Silveira, senhora das imagens’ será encenado às 13h, seguido de feijoada. Roda de samba, aula de Dança Livre e exibição dos filmes ‘A pessoa é para o que nasce’ e ‘Imagens do Inconsciente’ compõem a programação da tarde. A partir das 15h, serão realizadas apresentações do grupo Louco Samba e do DJ Zod. Ao longo do dia, os muros do IMNS, que foram pintados de branco, serão liberados para grafitagem.

Todos os eventos são gratuitos. O IMNS fica na Rua Ramiro Magalhães, 522, no Engenho de Dentro. Veja a programação abaixo:

LOUCURA DE PORTAS ABERTAS – PROGRAMAÇÃO:

DIA 10/06 – SEXTA-FEIRA

10h ás 12h – Abertura oficial do evento, no auditório do Centro de Estudos do Instituto Municipal Nise da Silveira.

12h – Café Amigo

13h às 18h – Feira de alimentação e artesanato do Programa “Mãos que tecem a rede”, na Praça da Casa do Sol.

Abertura da exposição “Memória da Loucura”, do Centro Cultural da Saúde / Ministério da Saúde, no prédio sede do Instituto Municipal Nise da Silveira.

Exposição “A História do Museu de Imagens do Inconsciente”, no Museu de Imagens do Inconsciente.

14h – Projeção do filme “Aqui, doido varrido não vai para debaixo do tapete”, de Rodrigo Séllos, no auditório do Centro de Estudos do Instituto Municipal Nise da Silveira.

Vivência teatral, com Daniel de Souza, ator que trabalha no CAPS ad Raul Seixas e no Sistema Nervoso Alterado, na Praça da Casa do Sol.

Projeções dos vídeos “Da Loucura à Cidadania”, “Barca do Sol e da Esperança”, “Expressões do Imaginário” e “Imagens doMundo Interno”. Série Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão / Senac, no Museu de Imagens do Inconsciente.

15h – Oficina BarroGravura, com Jackson Machado, artista plástico que atua no CAPS ad Raul Seixas e no CAPS Pedro Pellegrino, na Praça da Casa do Sol.

16h – Show de variedades, com o Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da SMSDC, na Praça da Casa do Sol.

Leitura dramatizada da VII Carta a Spinoza de Nise da Silveira pelo Professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, centro de promoção à saúde na escola, na Praça da Casa do Sol.

Show do Sistema Nervoso Alterado, na Praça da Casa do Sol.

18h – Show de Ney Matogrosso, na Praça da Casa do Sol.

DIA 11/06 – SÁBADO

9h às 18h –

Grafitagem dos muros do Instituto Municipal Nise da Silveira, na Rua Ramiro Magalhães.

Feira de alimentação e artesanato do Programa “Mãos que tecem a rede”, na Praça da Casa do Sol.

Exposição “Memória da Loucura”, do Centro Cultural da Saúde / Ministério da Saúde, no prédio sede do Instituto Municipal Nise da Silveira.

Exposição “A História do Museu de Imagens do Inconsciente”, no Museu de Imagens do Inconsciente.

9h às 14h – Celebração da saúde e da Cidadania: Feira de Arte e Ciência, na quadra do Centro Comunitário.

9h30 – Aula “Conscientização do movimento”, com Cássia Charrison e Maria Izabel Barreto, professoras de dança que atuam no Núcleo de Atenção à Crise do Instituto Municipal Nise da Silveira e no CAPS Linda Batista, em frente ao prédio sede do Instituto Municipal Nise da Silveira.

13h – Apresentação de um trecho da peça “Nise da Silveira, senhora das imagens”, com Mariana Terra, direção de Daniel Lobo, na Praça da Casa do Sol.

Feijoada da cantina Qui Deliche, na quadra do Clube Escolar.

13h30 – Roda de samba do Ponto de Cultura Loucura Suburbana Engenho Arte e Folia. Convidados especiais: Efson, Ary do Cavaco, Juan Espanhol e PQD da Portela, na quadra do Clube Escolar.

14h – Aula de Dança Livre, com Emerson José da Veiga, professor de dança de salão que atua no CAPS Simão Bacamarte, em frente ao prédio sede do Instituto Municipal Nise da Silveira.

Projeção do filme “A pessoa é para o que nasce”, de Roberto Berliner, no auditório do Centro de Estudos do Instituto Municipal Nise da Silveira.

Projeções do filme Imagens do Inconsciente, de Leon Hirszman, no Museu de Imagens do Inconsciente.

15h – Show com grupo Louco Samba, do CAPS Simão Bacamarte, na quadra do Clube Escolar.

16h – DJ ZOD, na Praça da Casa do Sol.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: